Medida tem impacto significativo no Quadro Especial (QE), em extinção na Força Terrestre.
Por meio da Portaria nº 1.751, de 20 de dezembro de 2017, o Exército fixou os novos intersticios para fins de ingresso no Quadro de Acesso às Promoções no âmbito da Força Terrestre.
Uma das novidades é a alteração do interstício do 3º Sargento do Quadro Especial, que antes era de 48 meses, agora passa a ser de 92 meses.
Sobre o Intersticio:
Trata-se de um termo militar brasileiro que designa o tempo mínimo que um militar deve permanecer num posto ou graduação antes de ser promovido.
Sobre o Quadro Especial (QE):
Existe em Minas Gerais 284 Sargentos do Quadro Especial, sendo duzentos e setenta e três (2º Sgt) e onze (3º Sgt). A guarnição que tem mais militares do QE é Juiz de Fora, seguidas de Belo Horizonte, Araguari e Três Corações. Os Terceiros Sargentos do Quadro Especial são os militares não provenientes das escolas de Formação de Praças do Exército, que adquiriram estabilidade e são oriundos de duas situações:
I – do Soldado que adquiriu a estabilidade, não realizou o Curso de Formação de Cabos e que, após 15 anos de efetivo serviço, foi promovido à graduação Cabo do Quadro Especial e que, após 20 anos de serviço, foi promovido à graduação de Terceiro Sargento do Quadro Especial.
II – do Soldado que incorporou para prestação do serviço militar inicial, concluiu com aproveitamento o Curso de Formação de Cabos, foi promovido à graduação de Cabo por merecimento e, após 15 anos de efetivo serviço, foi promovido à graduação de Terceiro Sargento do Quadro Especial.