top of page

PORTARIA ALTERA INTERSTÍCIOS PARA FINS DE INGRESSO EM QUADRO DE ACESSO DE PROMOÇÕES NO EXÉRCITO


Medida tem impacto significativo no Quadro Especial (QE), em extinção na Força Terrestre.

Por meio da Portaria nº 1.751, de 20 de dezembro de 2017, o Exército fixou os novos intersticios para fins de ingresso no Quadro de Acesso às Promoções no âmbito da Força Terrestre.

A AMIFA/MG produziu um quadro comparativo, veja aqui.

Uma das novidades é a alteração do interstício do 3º Sargento do Quadro Especial, que antes era de 48 meses, agora passa a ser de 92 meses.

Sobre o Intersticio:

Trata-se de um termo militar brasileiro que designa o tempo mínimo que um militar deve permanecer num posto ou graduação antes de ser promovido.

Sobre o Quadro Especial (QE):

Existe em Minas Gerais 284 Sargentos do Quadro Especial, sendo duzentos e setenta e três (2º Sgt) e onze (3º Sgt). A guarnição que tem mais militares do QE é Juiz de Fora, seguidas de Belo Horizonte, Araguari e Três Corações. Os Terceiros Sargentos do Quadro Especial são os militares não provenientes das escolas de Formação de Praças do Exército, que adquiriram estabilidade e são oriundos de duas situações:

I – do Soldado que adquiriu a estabilidade, não realizou o Curso de Formação de Cabos e que, após 15 anos de efetivo serviço, foi promovido à graduação Cabo do Quadro Especial e que, após 20 anos de serviço, foi promovido à graduação de Terceiro Sargento do Quadro Especial.

II – do Soldado que incorporou para prestação do serviço militar inicial, concluiu com aproveitamento o Curso de Formação de Cabos, foi promovido à graduação de Cabo por merecimento e, após 15 anos de efetivo serviço, foi promovido à graduação de Terceiro Sargento do Quadro Especial.


250 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Exército "enterra" sonho do Quadro Especial

Força Terrestre se posicionou contra a Criação do Quadro Especial de Graduados, uma iniciativa protagonizada por parlamentar petista. O...

bottom of page