O Programa Escola Cívica Extracurricular desenvolvido no Colégio Orleans e Bragança , é coordenado por técnicos e profissionais da área de educação e veteranos das Forças Armadas, através da AMIFA.
três pelotões do Programa Escola cívica Extracurricular da Unidade Orleans/BH
A AMIFA (Associação Mineira de Veteranos das Forças Armadas desenvolve desde o ano passado, em parceria com o Colégio Orleans e Bragança, o Programa Escola Cívica Extracurricular (PECEx).
O Programa é um conjunto de ações integradas e focadas na formação humana do adolescente por meio de três pilares: Cidadania, Disciplina e Patriotismo.
O PECEx reporta às virtudes cívicas, disciplinares e patrióticas que levam o adolescente a ter amor à Pátria, a respeitar as leis e as autoridades constituídas, a trabalhar pelo bem comum, ter espírito democrático e participativo.
O presidente da AMIFA e coordenador do Programa o Veterano Sargento R1 do Exército Brasileiro WALFREDO RODRIGUES informa o programa não é governamental, tampouco militarizado, "apesar de possuir em seus quadros militares da Reserva e ter ações voltadas para a disciplina consciente", finalizou o Veterano.
Público-Alvo
O Programa atende adolescentes do Colégio Orleans e Bragança (Bairro Mangabeiras) na capital mineira, do ensino fundamental, no contraturno escolar, toda quinta feira, das 14 as 16h30.
Veteranos
Diferentemente do Programa governamental (Escola Cívico-Militar), o PECEX conta com o apoio de Veteranos civis (Reservistas) e militares, profissionais habilitados nas áreas de Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, Música, Educação Física e Oficineiros.
Parceria com os Municípios
O Programa pode ser desenvolvido em Escolas Municipais por meio de instrumentos de parceria (Termos de Colaboração/fomento) entre a AMIFA e o Município por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Oficinas e Eventos
Conforme o seu Manual, o Programa contempla várias Oficinas e eventos como por exemplo: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Noções de Defesa Civil, Rede de Adolescentes pelo Esporte, Ordem Unida, Meio Ambiente e Qualidade de Vida, Noções de Sobrevivência na Mata, .Reforço Escolar, Pré-Resgate, Voluntariado, Ações Culturais, Cidadania, Civismo, Integração Familiar, Saúde, participação em Campanhas públicas, Visitas a órgãos públicos e Organizações Militares, Visitas a Empresas, Intercâmbios Educacionais e Culturais, empreendedorismo, ação social, acampamentos e preparação para concursos públicos civis e militares.
Valores
RÔMULO MARTINS, advogado, jornalista e Veterano civil (reservista), atuante na Coordenação, “O projeto de escola cívica é de suma importância para o desenvolvimento dos nossos jovens e de uma sociedade melhor. Englobando matérias que vão de moral e cívica, direitos e deveres do cidadão e até primeiros socorros, este projeto tem sido um verdadeiro marco na vida de centenas crianças e adolescentes que passaram por ele. Cuidar do jovem de hoje é cuidar do Brasil de amanhã.”
Mais informações sobre o programa:
Expediente:
Fontes: PECEx, AMIFA, Colégio Orleans
Imagem: AMIFA
Instagram: @amifamg
AMIFA
Associação Mineira de Veteranos das Forças Armadas
Comments