A Reunião será ON LINE por meio da Plataforma Google Meet no dia 15 de janeiro (sexta), das 20 às 22h.
A AMIFA (Associação Mineira dos Veteranos e Veteranas das Forças Armadas) nova denominação da Associação dos Militares e Ex-Integrantes das Forças Armadas, promoverá no dia 15 de janeiro (sexta feira), das 20 as 22h um debate sobre o PECIM (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares) e na oportunidade apresentará o PECI (Programa da Escola Cívica Integrada).
O Debate sobre o PECIM
O PECIM é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta visa implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.
Segundo o MEC, O modelo tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos Colégios Militares.
No âmbito do PECIM, os militares atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.
A AMIFA tem observado a pouca adesão de Militares das Forças Armadas ao Programa, em Minas Gerais.
Em face dessa situação e até mesmo visando a ampliação do Programa, debateremos a proposta da AMIFA já encaminhada ao MEC no ano passado e que sugere a alteração do Decreto Federal nº 10.004/2019 e demais Normas correlatas, visando incluir os RESERVISTAS DAS FORÇAS ARMADAS no PECIM, por meio de Regime Jurídico preconizado nos termos da Lei Federal 13.019/2014 alterada pela Lei 13.204/2015 e Decreto Federal nº 8726/2016
O Debate sobre o PECI
O PECI é o Programa Escola Cívica Integrada, uma iniciativa da AMIFA, semelhante ao PECIM, mas, de forma integrada com a Comunidade.
A missão do Programa é Desenvolver um conjunto de ações integradas e focadas na formação humana do adolescente, tomando por base dois pilares: Resgate de valores e formação para a Cidadania.
O Programa será desenvolvido em Escolas públicas ou privadas. No caso das Escolas públicas em parcerias com os municípios por meio de instrumentos de parceria como o Termo de Fomento.
O Programa é constituído de profissionais experientes remunerados e voluntários das áreas de educação, saúde, assistência Social, etc, em sua maioria Veteranos das Forças Armadas.
Segundo o Sargento WALFREDO RODRIGUES (Presidente da AMIFA) que tem uma experiência de mais 30 anos na área de protagonismo juvenil (Guarda Mirim e Patrulheiros), o Programa atuará em locais onde o PECIM, por força de limitação de recursos , não terá acesso.
Inscrição para o Evento
Para participar do Debate, Solicite a sua inscrição acessando o WhatsApp Oficial da AMIFA clicando aqui.
A inscrição é gratuita e limitada.
Departamento de Comunicação Organizacional
AMIFA
Comments