O Ministro da Defesa General-de-Exército BRAGA NETTO apresentou nesta quarta (31/03) os novos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica
Por: Walfredo Rodrigues,
O Ministro da Defesa General-de-Exército Walter Braga Netto, apresentou no edificio sede do Ministério os novos Comandantes das Forças singulares. Da esquerda para a direita Gen Ex Paulo Sérgio, Gen Ex Braga Netto, o PR Bolsonaro, Almte Esq Garnier e o Ten Brig Ar Baptista Júnior
Veja o currículo resumido dos novos Comandantes:
Comandante da Marinha
Almirante-de-Esquadra Almir Garnier Santos,
Antes de assumir a Marinha chefiava a Secrertaria-Geral do Ministério da Defesa, desde janeiro de 2019.
Nasceu em 22 de setembro de 1960, no Rio de Janeiro.
No Ministério da Defesa, atuou por mais de dois anos e meio (junho de 2014 a janeiro de 2017) como assessor especial militar com os ministros Celso Amorim, Jaques Wagner, Aldo Rebelo e Raul Jungmann. É coautor de dois livros na área de gestão de logística e da cadeia de suprimentos e possui mais de 950 dias de mar, tendo vários prêmios e condecorações.
Em 1991, como capitão-tenente, fez mestrado em Pesquisa Operacional e Análise de Sistemas na Naval Postgraduate School (NPS), em Monterey-CA, EUA. Em 1998 concluiu o curso de Estado -Maior para Oficiais Superiores, obtendo a primeira colocação. Possui ainda o curso de Master of Business Administration (MBA) em Gestão Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPEAD (2008) e o Curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval. Comandou o navio de apoio logístico "Almirante Gastão Motta", o Centro de Apoio a Sistemas Operativos, o Centro de Análises de Sistemas Navais e a Escola de Guerra Naval
Comandante do Exército
General-de-Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
Antes de ser convocado para assumir a Força Terrestre, o Gen Ex Paulo Sérgio chefiava o Departamento-Geral do Pessoal do Exército (DGP).
O General de Exército PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA ascendeu ao posto atual em 31 de março de 2018.
Nascido em 28 de agosto de 1958, na cidade de Iguatu-CE, é filho de José Adolfo de Oliveira e Lindalva Nogueira de Oliveira.
Incorporou às fileiras do Exército em 4 de abril de 1974, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, onde concluiu o curso em 1976. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 15 de dezembro de 1980.
Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares, realizou o curso de Operações na Selva Categoria “A” e diversos estágios, entre eles o de Escalador Militar e Operações Psicológicas
Durante sua vida militar, serviu em unidades de infantaria como o 15º BI Mtz (João Pessoa-PB), 71º BI Mtz em Garanhuns-PE e 2º BIS (Belém-PA). Foi ainda instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ).
Como Tenente Coronel, comandou o 10º Batalhão de Infantaria, em Juiz de Fora-MG, no biênio 2003-2004. Como Coronel foi designado para o cargo de Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico junto a Embaixada do Brasil no México.
Como Coronel ainda, foi classificado por término de missão no exterior na na Diretoria de Avaliação e Promoções (DAProm), em Brasília-DF, onde desempenhou a função de Chefe da 1ª Seção.
Como Oficial General, foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste; Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé-AM; Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, em Manaus-AM; Comandante da 12ª Região Militar, em Manaus-AM; Subchefe de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, em Brasília-DF; Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, em Brasília-DF; e Comandante Militar do Norte, em Belém-PA.
Comandante da Aeronáutica:
Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior
Natural da cidade do Rio de Janeiro, ingressou na Força Aérea Brasileira em 3 março de 1975. Com mais de 4 mil horas de voo, tem no seu currículo a passagens pelo 1º Grupo de Aviação de Caça, 1º Grupo de Defesa Aérea e 2º/5º GAV, tendo assumido o Comando do 2º/6º GAV, da Base Aérea de Fortaleza e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro.
O Tenente-Brigadeiro Baptista Júnior estava à frente do Comando-Geral de Apoio, responsável pela área logística da Força Aérea.
Natural do Rio de Janeiro (RJ) e torcedor do Fluminense, o militar segue os passos do pai, o Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, que esteve à frente da Força Aérea Brasileira entre 21 de dezembro de 1999 e 31 de dezembro de 2002, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
Atuante no Twitter, o Brigadeiro Baptista Júnior costuma republicar notícias sobre aviação militar, sobre a Força Aérea Brasileira e também de Ministros do Governo Federal, como o número de vacinas contra a Covid-19 aplicadas até o momento. Também já compartilhou publicações até sobre o desempenho do PIB nacional.
O militar também costuma fazer comentários sobre a Força Aérea Brasileira que não são realizados nem pelo próprio Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. Por exemplo, comentou o anúncio, feito pelo Presidente, da compra de um novo avião cargueiro de grande para a FAB.
Fonte: EB, MB, FAB, imprensa, MD
Imagem: Internet
Fique bem informado com as noticias de interesse dos Veteranos Solicite o seu cadastramento. clique aqui
Walfredo Rodrigues
www.amifa.online
(Veteranos e Veteranas de minas)
Comments