top of page

Conheça os Pioneiros do 55º Batalhão de Infantaria

Em 1968, o então deputado federal LUIZ DE PAULA FERREIRA solicitou ao Presidente da República, General ARTUR DA COSTA E SILVA, por ocasião de sua visita a Belo Horizonte, a criação de uma Unidade do Exército no município de Montes Claros-MG.


Por: Sgt Walfredo Rodrigues



No dia 17 de dezembro de 2021, o Comando do 55º Batalhão de Infantaria Motorizado - Batalhão Dionísio Cerqueira, realizou homenagem aos pioneiros daquela Organização Militar sediada no Município de Montes Claros, no norte mineiro.


A solenidade foi presidida pelo Comandante da Unidade, o Coronel HIDELGARD BORBA DE VASCONCELOS e contou com a presença dos militares fundadores do Batalhão.


A História do Batalhão


A mais remota origem do 55° Batalhão de Infantaria está na 1ª Companhia do 2° Batalhão de Caçadores, criada em 19 de abril de 1851, com sede em Salvador-BA. Essa Companhia deu origem ao 16° Batalhão de Caçadores, que teve destacada participação na Guerra do Paraguai, recebendo o nome de "O Glorioso". Em 1908, houve uma reestruturação no Exército, sendo criadas a 7ª, 8ª e 9ª companhias isoladas, oriundas do 16°, do 24° e do 28° Batalhões de Caçadores.


Essas companhias deram origem ao 58° Batalhão de Caçadores, com sede em Niterói-RJ, em 1913, sendo na mesma ocasião criado o 59° BC. Esses batalhões deram origem ao 12° Regimento de Infantaria (12º RI), com sede em Belo Horizonte-MG.


O 12° RI ficou constituído de três batalhões: o primeiro foi originado do 59° BC, o segundo, oriundo do 58° BC e o terceiro ficou sem efetivo e considerado destacado, na cidade de Pará de Minas. Em 1968, o então deputado federal Luiz de Paula Ferreira solicitou ao Presidente da República, General Artur da Costa e Silva, por ocasião de sua visita a Belo Horizonte, a criação de uma Unidade do Exército no município de Montes Claros-MG.


Em 21 de maio de 1971, os vereadores da Câmara Municipal de Montes Claros apresentaram um requerimento ao presidente daquela Casa, solicitando que fosse dirigido um ofício ao Ministro do Exército para estudar a possibilidade de instalação de um Batalhão de Engenharia.


Em 1975 foram extintos os Regimentos. O primeiro Batalhão do 12° RI passou a denominar-se 12° BI e o segundo, 55° BI.


Transferência para Montes Claros


O 55° Batalhão de Infantaria foi transferido de sua sede para a cidade de Montes Claros-MG, graças à atuação do Dep. Luiz de Paula e de políticos da região. Em 13 de setembro de 1983, por intermédio da portaria 738, foi concedida ao 55° BI a denominação histórica de Batalhão Dionísio Cerqueira, em homenagem ao General Dionísio Evangelista de Castro Cerqueira, por sua participação na Campanha do Paraguai, por sua abnegação e dedicação e por sua conduta como integrante do 16° BC.


Ten Ref MELO, pioneiro do Batalhão na foto



Os Militares pioneiros

O contingente do Batalhão, foi considerado como “Os Pioneiros do 55.BI”.

Entre os militares pioneiros estava o então 3º Sgt de Logística SEBASTIÃO PINTO MELO.


No dia do deslocamento, o então Sgt MELLO recebeu do Major Paulo Rubens Pereira Diniz, que estava Comandando o Batalhão, a missão de deslocar mais rápido, a frente do comboio. Essa missão seria fazer contato com a equipe de militares do BEC – (Batalhão de Engenharia e Construção), no sentido de conseguir fazer um “Sopão” para ser distribuído a tropa, a noite, quando da chegada.


A tropa estava sendo deslocada alimentando-se neste dia com somente com Catanhos ( 1 sanduiche de mortadela, 1 sanduiche de queijo, 1 ovo cozido, 1 chocolate, 1 laranja, 1 banana e 1 pacotinho de sal).

"Esse meu deslocamento a frente do Comboio foi no carro do fotógrafo civil CELESTINO. Ele iria cobrir a chegada do 55. BI em seu novo aquartelamento. Chegamos umas três horas antes do Comboio, que gastou o dia todo nesse deslocamento", conta o Veterano Ten Ref. MELO .

Continua o relato: "Providenciei o “Sopão” junto aos militares do BEC. Para reforçar esse “Sopão”, comprei pães e suco na Padaria Montes Claros, Firma que ganhou a Licitação para esse fornecimento. Depois que o Comboio chegou e se instalou, foi servida essa sopa quentinha. Todos gostaram e elogiaram a primeira e ultima refeição quente do dia. Dessa forma, fui o primeiro militar Pioneiro do 55. BI a adentrar oficialmente naquele aquartelamento".


Relação dos Pioneiros do 55º BI


Cel Luiz Vieira de Abreu,

Maj Paulo Rubens Pereira Diniz,

Maj Dentista Sylverio Octaviano da Silva Pereira,

Cap Paulo Gomes dos Santos,

Ten Murilo Pinto Toscano Barreto,

Ten Murilo dos Santos Moura,

Ten R/2 Eustaquio,

Ten R/2 Paulo Jose Telles de Araujo,

Ten R/2 Sidnei Pimenta Alvim,

Ten R/2 Pedro Paulo de Araujo Ribeiro,

2º Ten QAO Jose de Oliveira Andrade,

ST Paulo Neto,

ST Jose Americano Brasil,

ST Sidney Gomes da Silva,

1º Sgt Joao Chrispim Domingos,

1º Sgt Iracy Firmino da Silva,

1º Sgt Jose de Oliveira Barbosa,

1º Sgt Hermes Wilmar Freitas Duarte,

2º Sgt Celio Paranhos dos Santos,

2º Sgt Benito Martinelli,

2º Sgt Rui de Souza Barbosa,

2º Sgt Vilson Avelar Ferreira,

2º Sgt Joaquim Gouvea Franco da Silva,

2º Sgt Euler de Amorim Gomes,

2º Sgt Expedito de Bastos Navarro.

3º Sgt Sebastiao Pinto de Melo,

3º Sgt Mario Carvalho Perez,

3º Sgt Jose Lobo dos Santos,

3º Sgt Aroldo Cupertino Barros,

3º Sgt Adao Amorim Pereira,

3º Sgt Edson Alves Pessoa,

3º Sgt Valdir Gonçalves de Oliveira,

3º Sgt Herculano Melo de Oliveira,

3º Sgt Mario Santana,

3º Sgt Geraldo Dias Fernandes,

3º Sgt Waldir Louzada Santana,

3º Sgt Ednilson de Sena Lima,

3º Sgt Jose de Almeida Gomes,

3º Sgt Jair Sabino da Silva,

3º Sgt Ubiratan Indio da Silva,

Cb Walter Prudencio de Lima,

Cb Reinaldo Cacique,

Cb Wantuil,

Cb Nascimento,

Cb Osvaldo

Sd Freire.


O Batalhão atual

Atualmente, o 55º BI está subordinado diretamente à 4ª Região Militar e ao Comando Militar do Leste, e para a execução da Operação Carro-Pipaao Comando Militar do Nordeste.


O Batalhão possui diversas missões que, dentre elas, destacam-se a formação de contingente reservista preparado e bem adestrado para o combate, caso seja necessário. Deve, ainda, estar em condições de realizar Operações de Garantia da Lei e da Ordem.


No campo social, destaca-se o auxílio sempre prestado à Defesa Civil, por ocasião das calamidades públicas, assim como nas ações cívicos sociais, prestando assistência médica-odontológica. Finalmente, o Batalhão presta apoio a diversos órgãos federais, estaduais e municipais, em suas esferas de atuação.


Além de todas essas atividades de importância incontestável, o 55º BI tem como missões a Operação Carro Pipa, que garante o abastecimento de água potável para a população do norte de Minas Gerais e Região Sul da Bahia; a fiscalização de produtos controlados dentro do SEPI –Be o PROFESP (Programa Forças no Esporte) para o qual recebe recursos direto do COTER.


Mais informações sobre o Batalhão: https://55bi.eb.mil.br/index.php/pt/

Belo Horizonte, MG, 09/01/2022


curta nossa página no Instagram: https://www.instagram.com/amifamg/



Expediente:

Fontes: 55º BI e Ten MELO

Imagens: Ten MELO, arquivo particular (Advogado e escritor)


Receba nossos boletins


312 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Exército "enterra" sonho do Quadro Especial

Força Terrestre se posicionou contra a Criação do Quadro Especial de Graduados, uma iniciativa protagonizada por parlamentar petista. O...

Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
bottom of page