O General-de-Divisão Jorge Antonio Smicelato atual de Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, será o novo comandante da 4ª RM. A data da passagem de Comando será no dia 30 de julho.
O General-de-Divisão Jorge Antonio Smicelato atual Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa foi designado pelo Comandante do Exército para ser o novo Comandante da 4ª Região Militar em Belo Horizonte. O nome do oficial será submetido ex officio a apreciação do Presidente da República.
O General Smicelato é Paulista de Barrinha-SP, possui 57 anos e foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria da Turma de 1984 da Academia Militar das Agulhas Negras. É casado com a Srª Suianne Teixeira Monteiro de Castro Smicelato e possui 3 filhos.
Foi comandante do 20ª Regimento de Carros de Combate, sediado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas, São Paulo e também comandou o Grupamento de Unidades/9ª Brigada de Infantaria Motorizada (Escola), no Rio de Janeiro, RJ.
Sobre a 4ª RM
A 4ª Região Militar tem suas origens mais remotas no 4º Distrito Militar, criado em 02 de julho de 1891, como reflexo da necessidade de segurança nacional, que já naquela época exigia a presença do Exército em todo território Brasileiro.
Em 23 de fevereiro de 1915, o Exército sofreu nova reorganização, quando foram criados os grandes comandos, incluindo as regiões militares e as grandes unidades.
O Decreto nº 11.497, de 23 de fevereiro 1915, estabeleceu:
“O Presidente da República dos Estados Unidos do Brazil, usando da autorização que lhe foi conferida pelo artigo 43, n. II e III da lei n. 2.924, de 5 de janeiro do corrente anno, decreta: [...] Art. 21º. Para os effeitos do commando, administração e recrutamento das forças nacionaes, o território da República é dividido nas seguintes Regiões Militares: [...] 4ª Região – Constituída pelos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Geraes; séde do commando: Nictheroy (provisoriamente).” Assim, a 06 de março de 1915, o Gen Bda NAPOLEÃO FELIPE ACHÉ assumiu o Comando da 4ª RM, expedindo seu Boletim Nº 1.
Em 16 de setembro de 1916, foi instalado, oficialmente, o QG na cidade de JUIZ DE FORA – MG, inicialmente ocupando as instalações da antiga Escola Agrícola e, posteriormente, em 24 de maio de 1920, à Rua Mariano Procópio, nº. 1.180, cujas instalações haviam sido, no passado, moradia do Comendador Mariano Procópio Ferreira Lage e onde se hospedou a Família Real, em 1861.
Com a finalidade de se criar um Grande Comando Logístico e Operacional, com área de responsabilidade sobre todo o território de Minas Gerais, exceto o Triângulo Mineiro, o Decreto nº 1.740, de 08 de dezembro de 1995, extinguiu o Comando da 4ª Região Militar, com sede na cidade de Juiz de Fora, transformando o então Comando da 4ª Divisão de Exército, com sede em BELO HORIZONTE, em Comando da 4ª Região Militar e 4ª Divisão de Exército. Sua sede foi mantida na capital mineira e recebeu, em 11 de fevereiro de 2004, a denominação histórica de “REGIÃO MARIANO PROCÓPIO E DIVISÃO DAS MINAS DO OURO”, unificando as denominações anteriormente concedidas aos Comandos da 4ª DE e da 4ª RM, enquanto Comandos autônomos.
Em 27 de agosto de 2007, decorrente do processo de reestruturação do Exército, a Portaria nº 587, extinguiu o Comando da 4ª Divisão de Exército. Em conseqüência, a 4ª Região Militar passou a ser o mais alto escalão da Força Terrestre presente no Estado de Minas Gerais, tendo sua área de responsabilidade neste Estado, exceto o Triângulo Mineiro.
Por fim, a Portaria nº 479, de 03 de julho de 2008, do Comandante do Exército, conferiu à 4ª Região Militar a denominação histórica de “REGIÃO DAS MINAS DO OURO”, em homenagem às primeiras entradas e bandeiras, lançadas no início do século XVIII, época da descoberta de importantes minas de ouro na região conhecida por Campo de Cataguás, mais tarde, Minas do Ouro, garantidora do fluxo aurífero do Brasil Colônia para a metrópole Portugal.
Fontes: MD, 4ª RM, Câmara do RJ
Imagem: TV Brasil
Comments