Perdeu o prazo do alistamento militar? veja como proceder
- Comunicação Organizacional
- 2 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 17 horas

O Prazo para os jovens do sexo masculino, que completam 18 anos em 2025, realizarem o alistamento militar masculino obrigatório terminou no dia 30/06. Quem não se alistou ainda tem uma chance para se regularizar, mas será necessário pagar uma multa.
Para não ficar em débito com o Serviço Militar, o jovem deve comparecer a Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência, (aqui em BH no BH RESOLVE), pagar a multa militar por estar fora do prazo e realizar seu alistamento.
A multa para o 1° trimestre de 2025 é de R$ 6,19. O valor é corrigido todo trimestre pelo IPCA-e, e pode ser pago via PIX, cartão de crédito ou GRU (Banco do Brasil).
Além do pagamento de multa, a pessoa que não se alista no prazo fica em débito com o Serviço Militar. Como consequência, é impedido de garantir uma série de direitos, como:
Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Etapas do Recrutamento Militar
O recrutamento militar brasileiro se divide em cinco etapas: o alistamento, a seleção geral, designação, seleção complementar e a incorporação ou matrícula.
As fases do processo de recrutamento são comuns à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica, unificadas no âmbito do Ministério da Defesa. Isso, desde 2003. O alistamento permite que as três forças selecionem e renovem, anualmente, a maior parte dos efetivos.
Como foi o alistamento militar esse ano?
Segundo balanço do Ministério da Defesa, o número de inscritos ultrapassou 1 milhão de jovens - incluindo homens, cujo alistamento é obrigatório, e mulheres, que puderam se alistar de forma voluntária pela primeira vez neste ano.
A partir de agora, os alistados e alistadas seguem para as etapas seguintes, que contemplam seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. O público masculino somou 1.029.323, sendo o maior número de alistados no estado de São Paulo, com 271.589.
As vagas estão distribuídas em 28 municípios com unidades militares das três Forças, de 13 estados, além do Distrito Federal. São eles: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).
Fontes: MD, Itatiaia e OTEMPO
Opmerkingen