top of page

Subtenente mineiro é o novo Comandante do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos de Logística da EsIE

Mineiro de Juiz de Fora, o ST Renato assumiu o novo posto em solenidade da Escola de Instrução Especializada sediada no Rio de Janeiro/RJ.



No dia 5 de abril, a Escola de Instrução Especializada (EsIE), em ato presidido pelo seu Comandante, Tenente-Coronel Tadeu Jordão Barradas, realizou a cerimônia de assunção da função de Comandante do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos de Logística (Cmt CAS Log), pelo Subtenente Renato Fernandes de Souza.


O Subtenente Renato, mineiro de Juiz de Fora, apresentou-se pronto na EsIE em 28 de dezembro de 2022, oriundo do Curso de Subtenentes de Estado-Maior, da Warrant Officer Academy, na cidade de Pretória, República da África do Sul, destacando-se por ser o primeiro colocado geral. Foi promovido por merecimento a graduação atual em 1º de dezembro de 2018, como mais antigo do Quadro de Acesso.


O Subtenente Renato foi ainda, primeiro colocado no Curso de Adjunto de Comando realizado no ano de 2018. Além dessas realizações, participou da Missão de Paz das Nações Unidas em Angola, em 1996; da Missão Cultural no Uruguai, em 1998; da Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti, em 2012; e da Missão Conjunta com a Aliança Africana, em 2022.


Segundo o Comando da Escola de Instrução Especializada (EsIE), ao designar o Subtenente Renato para ser o Cmt CAS Log, reafirma o propósito do Exército Brasileiro de pensar estrategicamente na valorização dos Sargentos.


A EsIE

Considerado como Centro de Excelência do ensino do Exército Brasileiro, a Escola de Instrução Especializada (EsIE), tem a missão de especializar militares do Exército, de outras Forças Armadas, além de militares estrangeiros, em diversos cursos e estágios. Ensino Militar e um polo inovador e irradiador de conhecimento doutrinário notocante a práticas modernas de gestão na sua área de competência.


Fundada em 21 de agosto de 1945, por meio do Decreto lei nº 7.888, a Escola de Instrução Especializada foi originada a partir do Centro de Instrução Especializada (CIE), criado em decorrência do reaparelhamento bélico das tropas militares brasileiras, em virtude da sua participação ativa na Segunda Guerra Mundial, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB).



Expediente

Fontes: EsIE

Imagem: EsIE

Autoria: Jornalista Walfredo Rodrigues (2º Sgt R/1)


763 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page