Veja como ficará BH a partir de Segunda, 11 de janeiro de 2021
- Comunicação Organizacional
- 8 de jan. de 2021
- 4 min de leitura
Depois da trágica decisão de "fechar" nossa capital. Confira aqui o que abre e fecha na cidade.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, no começo da madrugada de sexta-feira (08/01), o decreto que oficializa o fechamento do comércio não-essencial na capital mineira a partir de segunda-feira (11/01). A decisão foi tomada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) na última quarta-feira (06/01) e ficará em vigor por tempo indeterminado.
A portaria 17.253/2021 permitirá, em Belo Horizonte, apenas o funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais. Supermercados, farmácias, postos de gasolina, padarias, sacolões, entre outros estão no rol de atividades autorizadas a abrir as portas na cidade (veja a relação completa no fim da matéria).
O comércio não-essencial em Belo Horizonte estava com funcionamento flexibilizado desde o dia 6 de agosto, quando a primeira fase da retomada foi colocada em prática. Em seguida, outros setores como shoppings, centros de beleza (cabeleireiros, manicures e pedicures) e atividades no formato drive-in receberam o aval da prefeitura. Academias e clínicas de estética também puderam passar a reabrir. No mês seguinte, foi a vez dos bares e restaurantes ganharem o sinal verde, assim como os clubes e a Feira Hippie.
VEJA COMO FICARÁ O COMÉRCIO:
Padarias e lanchonetes (vedado o consumo no local) (de 5h às 22h)
Comércio varejista de laticínios e frios (de 7h às 21h)
Açougue e Peixaria (de 7h às 21h)
Hortifrutigranjeiros (de 7h às 21h)
Minimercados, mercearias e armazéns (de 7h às 21h)
Supermercados e hipermercados (de 7h às 22h)
Artigos farmacêuticos (sem restrição de horário)
Artigos farmacêuticos, com manipulação de fórmula (sem restrição de horário)
Comércio varejista de artigos de óptica (sem restrição de horário)
Artigos médicos e ortopédicos (sem restrição de horário)
Tintas, solventes e materiais para pintura (de 7h às 21h)
Material elétrico e hidráulico, vidros e ferragem (de 7h às 21h)
Madeireira (de 7h às 21h)
Material de construção em geral (de 7h às 21h)
Combustíveis para veículos automotores (sem restrição de horário)
Peças e acessórios para veículos automotores (de 8h às 17h)
Comércio varejista de gás liquefeito de petróleo - GLP (sem restrição de horário)
Comércio atacadista da cadeia de atividades do comércio varejista da fase de controle (5h às 17h)
Agências bancárias: instituições de crédito, seguro, capitalização, comércio e administração de valores imobiliários (sem restrição de horário)
Casas lotéricas (sem restrição de horário)
Agência de correio e telégrafo (sem restrição de horário)
Comércio de medicamentos para animais (sem restrição de horário)
Atividades de serviços e serviços de uso coletivo, exceto os especificados no art. 2º do Decreto nº 17.328, de 8 de abril de 2020 (sem restrição de horário)
Atividades industriais (sem restrição de horário)
Banca de jornais e revistas (sem restrição de horário)
Serviços de alimentação, apenas para entrega em domicílio e retirada no local de alimentos prontos e embalados para consumo fora do estabelecimento, nos termos do art. 3º do Decreto nº 17.328, de 2020 (sem restrição de horário)
Restaurantes, lanchonetes, bares e estabelecimentos congêneres no interior de hotéis, pousadas e similares, para atendimento exclusivo aos hóspedes, nos termos do art. 4º do Decreto nº 17.328, de 2020 (sem restrição de horário)
Atividades autorizadas neste anexo em funcionamento no interior de shopping centers, galerias de loja e centros de comércio (Deverão ser observados os horários de cada atividade)
Não podem funcionar em BH
Casas de show
Boates, danceterias, salões de dança
Casas de festas e eventos
Feiras, exposições, congressos e seminários
Shoppings centers, centros de comércio e galerias de lojas
Cinemas e teatros
Clubes de serviço e de lazer
Academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico
Clínicas de estética e salões de beleza
Parques de diversão e parques temáticos
Bares, restaurantes e lanchonetes (para consumo interno)
Também ficam suspensas
Autorizações para eventos em propriedades e logradouros públicos
Autorizações de feiras em propriedade
Autorizações para atividades de circos e parques de diversões
Parques e Zoológico abrem;
Feira Hippie é suspensa Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte confirmou que as feiras organizadas pelo Município, como a Feira Hippie da Avenida Afonso Pena, também foram suspensas por meio de uma portaria do DOM. Festas em espaços comuns de condomínios residenciais ou corporativos continuam proibidas. Metrô de BH:
Segundo a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), os trens irão operar, diariamente, das 5h40 às 11h30 e das 15h30 às 21h30. O intervalo entre cada viagem vai ser de 14 minutos entre segunda e sexta-feira e de 20 a 30 minutos nos finais de semana.
As praças permanecerão abertas.
O BH Resolve também vai manter os atendimentos presenciais com marcação pela internet e restrições. Delivery e retirada na porta A prefeitura também ressalta que todos os estabelecimentos poderão vender por delivery e os que tiverem estacionamento internalizado (sem ser na calçada), podem disponibilizar o serviço de drive-thru para os clientes. Bares, restaurantes e estabelecimentos dessa natureza podem atender por delivery e retirada na porta, sem consumo no local. “Um total de 156.958 empresas de serviços e de atividades essenciais (84% das empresas ativas instaladas na capital) seguem autorizadas a funcionar.Empresários e empreendedores podem consultar se seu estabelecimento pode abrir na data da consulta e todas as orientações necessárias neste link.
A pesquisa pode ser feita pelo código ou descrição da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) ou pelo grupo de atividades”, informou a PBH. (Colaborou Cristiane Silva)
Fontes: PBH e Estado de Minas
Imagem: Internet
Para receber informativos de utilidade pública
Comments